Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

A origem do sapato

ossos sapatos dizem muito sobre nós. Indicam nosso caráter, nível financeiro e social, profissão, sexo e até mesmo nossa idade, refletindo nossa personalidade de um espírito conservador ou livre. Mas já se deram conta de como e onde ele surgiu?
Bom, existem evidências que mostram que a história do sapato começa  a partir de 10.000 A.C., ou seja, no final do período paleolítico (pinturas desta época em cavernas da Espanha e no Sul da França fazem referência ao calçado).
Nas câmaras subterrâneas usadas para enterrar múltiplos egípcios, que têm idade entre 6 e 7 mil anos, foram descobertas pinturas que representavam os diversos estados do preparo do couro e dos calçados. Nos países frios o mocassim é o protetor dos pés e nos países mais quentes a sandália ainda é a mais usada. As sandálias dos egípcios eram feitas de palha, papiro ou de fibra de palmeira. Também era comum andar descalço e carregar as sandálias, usando-as apenas quando necessário. Apenas os nobres da época possuíam sandálias.
Mesmo um Faraó como Tutancamon usava calçados como sandálias e sapatos de couro simples. Na Mesopotâmia eram comuns sapatos de couro cru amarrados nos pés por tiras do mesmo material, já os coturnos eram símbolo de alta posição social.
Os gregos chegaram a lançar moda como a de modelos diferentes para pés direito e esquerdo. Em Roma, o calçado indicava classe social. Os cônsules usavam na cor branca, os senadores marrons presos por quatro fitas pretas de couro, já na Idade Média tanto homens como mulheres usavam apenas sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante: as sapatilhas. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra.
A padronização da numeração é de origem inglesa e foi a partir do século IXX que começaram a surgir as máquinas para auxiliar a confecção dos calçados. Somente a partir da quarta década do século XX, grandes mudanças começam a acontecer nas indústrias que foram evoluindo cada vez mais até chegar aos dias atuais para trazer mais durabilidade e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário